top of page
Foto do escritorVários autores

Harmonia hereditária: paixão musical de pai para filho

Texto escrito por Filipe Vazquez e Manuella Koehler


Imagem: Freepik

A paixão pela música é transmitida de pai para filho. Vivendo em um mundo que anda em constante evolução, essa tradição atemporal ainda permanece viva e presente. Encontramos por trás da música compartilhada, uma história de expressão, conexão e amor que atravessa gerações.

Assim é a relação de Arnaldo e Lucca Pasquali, pai e filho que criaram um laço através da música, como o soar de uma flauta, que lentamente transmite uma simpática melodia e, mesmo parecendo distante, o entoar do instrumento nos chama e nos prende atentamente ao conto dos dois.

  Os pais  ensinam muitas coisas e são extremamente necessários para o crescimento pessoal. Para Lucca, tudo isso foi transmitido por meio de um violão.

"A música teve um papel importante nas nossas vidas no sentido de reatar nossa ligação após o divórcio de meus pais, onde acabamos ficando distantes. Durante aquelas horas que passávamos em função do violão e cantoria, fomos restabelecendo nossa conexão”, comentou.

Arnaldo, por sua vez, teve papel fundamental no crescimento de seu filho. Afinal, música é como herança que se passa de geração em geração. As músicas que Arnaldo escutava quando tinha 20 anos, são as mesmas que Lucca escuta hoje. “Gostamos de muita coisa, mas, principalmente, de uma boa moda sertaneja e um Rock’n Roll das antigas”, concluiu.

  A verdade é que, apesar da diferença de tempo, os dois encontraram na música uma forma de interpretar a si mesmos. Como se a mesma flauta citada acima, fosse um instrumento de conexão entre pai e filho.

Além da paixão pela música, os dois compartilham o mesmo palco todo fim de semana. Arnaldo e Lucca são uma dupla e tocam em bailes da cidade de Cafelândia. “São praticamente 20 anos fazendo música juntos e todo momento que nos juntamos para esse propósito é só alegria”, pontuou.

  Como acontece com Lucca e Arnaldo, a música é capaz de estimular emoções nas pessoas. Uma pesquisa feita pelo Centro Universitário de Maringá (UEM), em 2015, revela que a música, na neurociência, afeta as emoções, controle de impulsividade e motivação. Já outro dado, aponta que 45% do gosto musical das pessoas são transmitidos pelos pais.

  Que tal ser levado a uma playlist com músicas que foram passadas de pais para filhos? A playlist foi compartilhada em grupos com diversas pessoas, que colocaram músicas que as faziam lembrar de seus pais. Acesse pelo Sportify!



 

44 visualizações1 comentário

1 comentario


Alcemar Dionet De Araujo
Alcemar Dionet De Araujo
27 may

Belo texto, Filipe Vazquez e Manuella Koehler.

Me gusta
bottom of page